O Centro Regional de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Área Metropolitana do Porto (CRE.Porto), em colaboração com a Católica Porto, promove o “FUTURO –  Projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto”. Esta iniciativa pretende alertar a população para a necessidade de reflorestação de centenas de hectares de áreas ardidas e, ainda, para a preocupação permanente que deve existir para com a qualidade de vida das pessoas.

A “Rotas das Árvores e Florestas da Área Metropolitana do Porto” está a ser promovida pelo projeto FUTURO e quer envolver a população num roteiro de dez visitas a espaços florestais, que acontecerá até ao mês de junho. O objetivo é encontrar “árvores monumentais, carvalhais seculares e jardins ‘proibidos’ (normalmente sem acesso público)”, explica ao JPN Pedro Macedo, coordenador da iniciativa.

Além disso, cada visita incluirá um workshop de sensibilização aos participantes sobre temas variados.

O primeiro acontece já neste sábado, 18 de abril, em Santo Tirso, sob o mote “Árvores e Património”.

Cada roteiro está sujeito a inscrições que, apesar de gratuitas, são limitadas. Esta é uma iniciativa que existe desde 2011 e que prevê terminar em 2017. Os objetivos propostos estão a ser cumpridos, tendo a iniciativa levado já à plantação de 25 mil novas árvores.

Notícia atualizada às 09h40 do dia 21 de abril de 2015