O Encontro de Investigação Jovem da Universidade do Porto (IJUP) regressa novamente nos dias 13, 14 e 15 de maio. Este evento pretende promover e dar a conhecer os novos talentos da ciência produzidos na Universidade do Porto (UP).

Os estudantes e investigadores da UP podem submeter os seus trabalhos de investigação até ao próximo dia 25 de abril. Para quem deseja apenas participar no encontro, que se realiza na Reitoria da UP, as inscrições estão abertas até dia 30 de abril.

Realizando-se pelo oitavo ano consecutivo, o IJUP acaba por representar uma oportunidade, para os universitários do primeiro e segundo ciclo, de apresentarem e divulgarem os seus projetos científicos. Podem então fazê-lo perante uma plateia vasta de docentes e colegas de toda a comunidade académica da UP.

Os estudantes que pretendam apresentar as suas conclusões devem submeter um resumo da sua comunicação. Este evento está também aberto a estudantes que estejam em mobilidade na UP.

O principal objetivo deste projeto, fundado há cerca de oito anos, é o de colocar os estudantes, de licenciatura ou mestrado, na pele de verdadeiros investigadores, permitindo-lhes a apresentação dos seus projetos e artigos científicos a uma plateia com conhecimento de causa e interesse.

O IJUP trata-se de uma iniciativa pioneira em Portugal, criado por um conjunto de personalidades da UP, entre as quais Jorge Gonçalves, professor catedrático da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP) condecorado recentemente pelo Presidente da República.

Ao longo dos anos, o IJUP tem reunido uma forte adesão de milhares de participantes, que aproveitam este espaço para crescer na área da investigação e nos seus respetivos campos de estudo. Permite ainda à universidade divulgar os trabalhos que são desenvolvidos nas suas salas e laboratórios.