Arrancou, há poucos dias, o primeiro período de candidaturas ao programa “Porta 65 Jovem”, destinado a jovens com idades entre os 18 e os 30 anos (nas candidaturas efetuadas por casais, um dos elementos poderá ter até 32 anos).

O apoio consiste na atribuição de uma percentagem do valor da renda, como subvenção mensal, a jovens que vivam sozinhos, em coabitação ou jovens casais (casados ou em união de facto). Serão ainda beneficiadas as candidaturas que englobem menores ou pessoas com deficiência e que se encontrem em localizações especiais.

Só serão considerados os candidatos titulares de um contrato de arrendamento que não usufruam de quaisquer outros subsídios ou apoios públicos à habitação, não sejam proprietários ou arrendatários para fins habitacionais de outro prédio ou fração habitacional e que não possuam quaisquer relações de parentesco com o senhorio. Existe também um limite máximo para as rendas, que poderá ser consultado aqui.

O Porta 65 pretende promover estilos de vida mais autónomos por parte de jovens sozinhos, em família ou em coabitação, a reabilitação de áreas urbanas degradadas e a dinamização do mercado de arrendamento.

Para efetuar a candidatura, basta aceder ao site do programa. É possível, ainda, solicitar apoio nas instalações do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) ou nas Lojas Ponto JA, do Portal da Juventude. Os serviços podem ser contactados através dos números 21 723 15 00 (tecla 2), 707 101 112 ou da Linha da Juventude: 707 20 30 30.

A lista de resultados da última fase de candidaturas, que decorreu entre 15 de dezembro de 2014 e 15 de janeiro de 2015, acaba de ser publicada.