Quintal, situada na Rua do Rosário (localização aqui), é uma loja de produtos biológicos e também um salão de chá com esplanada. Os produtos disponíveis são variados, vão desde legumes e fruta fresca até aos produtos de higiene. Além da venda dos produtos, Mónica Mata, uma das fundadoras da loja, diz que tenta sempre explicar e aconselhar, porque muitas das vezes “as pessoas não sabem muito bem como se cozinha”, ou “o que é um produto biológico”. Diz também que denota uma grande “sede de informação” por parte dos clientes.

Mónica Mata teve a ideia de criar esta loja, juntamente com o seu irmão, porque “desde criança que foi habituada a comer vegetariano e biológico” e também porque “acha que no Porto faziam falta mais espaços com o conceito de biológico, apesar de já existirem alguns”. Mónica diz que tem o “cuidado de trabalhar sempre com fornecedores de confiança” , que prefere os produtos de agricultura biológica de “produtores pequeninos” e de produção local, mas que também vende alguns produtos importados, mas sempre dentro do conceito.

Mónica observa que o público que frequenta esta loja é muito variado, vão desde jovens a idosos, portugueses e estrangeiros, mas todos eles tem em comum a procura de “um estilo de vida mais saudável”. Os clientes costumam procurar mais os frescos, como os legumes e a fruta, sendo que a quarta-feira e o sábado são os dias do “mercadinho”, que é quando há mais abundância e variedade de frescos. A Quintal também oferece a possibilidade de frequentar workshops variados que vão desde culinária, cosmética e terapias alternativas.

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UP “amiga” do Planeta

DVINE é uma empresa incubada no UPTEC (Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, que criou cosméticos com uma fragrância de vinho do Porto biológico. Lançada e 2014, esta empresa utiliza alguns ingredientes biológicos nas fórmulas dos cosméticos, como: extrato biológico de uva e óleo biológico de uva. Os produtos desta marca têm uma base científica e são em matérias-primas emblemáticas da Região Demarcada do Douro. O departamento de pesquisa e desenvolvimento da DVINE trabalha em estreita colaboração com o departamento de Química da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP). As embalagens dos cosméticos desta marca são ecológicas, porque  são fabricadas em papel proveniente de florestas sustentáveis e recicláveis e os ingredientes destes cosméticos não são testados em animais. A DVINE lançou recentemente uma campanha de crowdfunding na plataforma internacional Indiegogo, com o objetivo de angariar 50 mil euros para a produção de quatro novos produtos.

ORGANII, situada no Centro Comercial Bombarda (localização aqui) e na Avenida Brasil (localização aqui), é um projeto familiar fundado em 2009. As duas irmãs, Cátia e Rita Curica, que fundaram este projeto, criaram esta loja porque “já tinham preocupações com a saúde, das próprias bem como do planeta, fazendo dessa forma escolhas mais sustentáveis, inclusivamente a nível da alimentação biológica” . Os produtos da ORGANII são naturais, de agricultura biológica, sem pesticidas ou herbicidas e encontram-se em lojas espalhadas um bocadinho por todo o país. Os produtos não possuem ingredientes geneticamente modificados, fragrâncias, conservantes ou corantes sintéticos.

A ORGANII também oferece a possibilidade de comprar online, mas nas lojas há uma “atenção ao cliente” e a oferta de um “atendimento personalizado”. Os produtos, todos biológicos, vão desde maquilhagem, protectores solares, hidratantes, vernizes, velas, etc. Cláudia Cruz, uma das funcionárias da ORGANII no Centro Comercial Miguel Bombarda, diz que na cosmética biológica o consumidor é “alertado para ser um consumidor consciente” . Cláudia alerta que na cosmética biológica “nunca há a utilização de ingredientes sintéticos”, enquanto que na cosmética dita convencional, o consumidor “não sabe de onde os ingredientes foram extraídos, onde foram produzidos” e que o “único contacto que o consumidor tem é com a embalagem e com a parte de marketing”.

Segundo Cláudia, a ORGANII não vende produtos que seja testados em animais e tem a preocupação com o “comércio justo”. Cláudia afirma que muitas das vezes “as pessoas confundem a cosmética natural com a biológica” e que é necessário “esclarecer esses termos”. Cláudia alerta as pessoas “para estarem sempre atentas aos rótulos e aos ingredientes utilizados”. Cláudia diz que alguns produtos nórdicos vendidos na loja “tem uma filosofia de pensamento interessante em relação à própria empresa”, porque algumas empresas “tentam não utilizar electricidade, mas sim energia renovável, como o vento”.

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Mercearia das Flores, situada na Rua das Flores (localização aqui) é uma mercearia de produtos regionais e biológicos, que também possibilita o consumo de produtos na loja.  Lá encontram-se expostos queijos da serra, vinho do porto, conservas e alguns produtos biológicos, como sal, granola, azeite, chá, entre outros.

Muitos dos clientes são turistas que vão “provar o que Portugal tem de melhor” e que depois levam, ou um vinho do Porto, ou um queijo da Serra para voltar a degustar em casa. Com um “ar” de uma mercearia tradicional, mas com um “espírito contemporâneo”, esta mercearia “representa o que Portugal tem de melhor” com algumas alternativas biológicas.

Esta mercearia tem ainda a possibilidade do “Menu do Guardanapo”, que é uma selecção de produtos portugueses para o almoço, lanche ou outra pausa a qualquer hora, que é entregue onde o cliente quiser. Este menu, que te de ser pedido com uma antecedência de cinco dias, possui, além de outros ingredientes, azeitonas biológicas de Trás-os-Montes.

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Conceito Bio, situada na Leça da Palmeira (localizaçao aqui), é uma loja de alimentos de agricultura biológica, que oferece também, a possibilidade de consumir produtos, como por exemplo um chá ou um café. Os produtos biológicos são variados: carne, refrigerantes, fruta, vinho, pão, bolas de berlim, entre outros.

Hugo Gonçalves, gerente da Conceito Bio e consumidor de produtos biológicos, diz que esta loja oferece também um “atendimento ao cliente em que informam sobre os produtos” e que também “dão conselhos sobre como se cozinham certos produtos”. Segundo Hugo, os produtos mais procurados na Conceito Bio são os legumes e a fruta, mas também o peixe, porque são “a única loja biológica no Norte a vender esse produto”.

Hugo considera que é “muito importante existirem lojas com produtos biológicos” e que “todas as lojas deveriam possuir produtos biológicos”. Hugo associa o facto de existirem algumas doenças em Portugal, com o facto de não se consumir produtos biológicos. Os clientes desta loja são de idades variadas e alguns “compram nesta loja porque já tem algum problema de saúde específico e começam a entender a importância dos produtos biológicos”.

Hugo afirma que o consumo de produtos biológicos é um fator importante também para a protecção do planeta, porque para os produzir não são utilizados produtos como herbicidas ou pesticidas.

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(Fotos: Facebook/Conceito Bio)