O Clube dos Pensadores (CdP) nasceu em 2006 para contrariar o afastamento gradual dos cidadãos da política e manter viva a democracia. As instituições políticas têm cada vez menos credibilidade aos olhos da população e, por isso, através de um blogue aberto aos cidadãos, de debates, palestras, livros, artigos de opinião, comentários e análises políticas, o CdP pretende aproximar os eleitos dos eleitores e estimular a participação cívica.

Manuela Moura Guedes é a segunda mulher a marcar presença, em abril, no Clube dos Pensadores – a primeira convidada foi a psicóloga e política Joana Amaral Dias. Rosto conhecido da televisão, Moura Guedes foi apresentadora do Jornal Nacional – às sextas-feiras, na TVI –, do qual foi suspensa. “Para muitos, a decisão da administração da Media Capital foi um acto de censura, que visava calar uma voz incómoda para o Governo de José Sócrates no caso Freeport”, afirma Joaquim Jorge, fundador do CdP. Por isto mesmo, a saída da apresentadora do Jornal Nacional foi um assunto bastante polémico.

Atualmente, José Sócrates está em prisão preventiva por suspeitas de fraude fiscal, branqueamento de capitais e corrupção e Manuela Moura Guedes voltou à televisão: é apresentadora do programa Quem Quer Ser Milionário?, da RTP1, e participa no programa Barca do Inferno. Sócrates será, inevitavelmente, tema de conversa nesta 92ª edição do Clube dos Pensadores.

Em período pré-eleitoral, a atualidade política é também um tema incontornável, mas ainda haverá espaço e tempo para abordar o percurso pessoal da atual apresentadora da RTP1. Tudo isto na próxima sessão do Clube dos Pensadores, que decorrerá no próximo dia 30 de abril, pelas 21h30, no Hotel Holiday Inn.