A Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP) acaba de lançar a Resdomus, uma revista científica e de divulgação da cultura arquitetónica. O nome é já familiar, pois falamos da passagem para o papel do projeto homónimo criado em 2010 por dois professores da FAUP e outro da Escola Superior Artística do Porto (ESAP).

Com o objetivo de reunir a produção científica desenvolvida pelos estudantes dos cursos de Mestrado Integrado e Doutoramento em Arquitetura e pelos docentes da FAUP,  a Resdomus surge 27 anos após a edição número zero da rA – dirigida por Fernando Távora e outros professores da instituição.

A rA, lançada em 1987 como revista da FAUP, teve um número reduzido de exemplares, não tendo sido continuada. Para Carlos Guimarães, diretor da faculdade, este é um paralelismo importante. Isto porque a Resdomus “nasce da vontade de combater a ausência de uma revista daquela que é uma das faculdades mais referenciadas da Europa”.

“Não faz sentido esta faculdade não ter uma revista a sair com uma periodicidade absolutamente regular”, sublinha o diretor, que se orgulha, finalmente, de a Escola do Porto ter uma revista que reflete os temas da cultura arquitetónica.

Versão digital

A primeira versão, ainda disponível, funcionou, nos últimos três, anos sob a orientação do Grupo de Investigação Atlas da Casa do Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo (CEAU) da FAUP. A partir da edição em papel deste primeiro número, funciona também como revista digital da Faculdade.

Sonhada por Rui Ramos, Marco Ginoulhiac (FAUP) e José Bártolo (ESAP), a Resdomus foi criada em 2010 em forma de blogue. Apresentava-se como um espaço de debate e convergência disciplinar, com o objetivo de divulgar temáticas relacionadas com a arquitetura. As contribuições através de um sistema de peer review (revisão por pares) permitiam receber outros quadrantes do conhecimento.

“O papel ainda é muito forte entre os arquitetos”

Segundo Carlos Guimarães, o lançamento em formato papel é mais do que pertinente. “O papel é um documento mais convencional, ainda muito forte entre os arquitetos, e chega a públicos de maior proximidade com esta matéria. A arquitetura portuguesa ganhou nas últimas décadas uma atenção internacional que merece ser refletida”.

Peer Review

Nos meios académicos, a revisão por pares (peer review, em inglês) é um processo utilizado na publicação de artigos e na concessão de recursos para pesquisas. Consiste em submeter o trabalho científico ao escrutínio de um ou mais especialistas que validam a qualidade e o rigor científico dos artigos.

A versão impressa promete manter o propósito e o formato inaugurado no digital. O primeiro número é composto por dez artigos já publicados no blogue, cuja importância é ressalvada agora no papel. A revista passa assim a ter duas formas de expressão.

O objetivo agora é criar uma uma convergência entre a revista e o blogue, que cumprem objetivos complementares e conseguem chegar a públicos diferentes. A esta convergência junta-se a continuidade do sistema dos peer reviews, fator que o diretor distingue como mote para uma projeção internacional. “Estamos a pensar convidar personalidades estrangeiras para enriquecerem a revista com os seus artigos de investigação, mas também alargar o número dos peer reviews para a revista ganhar relevância na comunidade científica internacional”.

O primeiro número da Resdomus tem uma edição de 500 exemplares e pode ser adquirido na livraria da AEFAUP, nas instalações da faculdade. Em breve, será também possível encontrá-la noutros espaços da cidade do Porto. “Para já, assumimo-la como uma revista anual. Mas temos a ambição – e estamos a criar as condições para isso – de que possa ser bianual”, remata Carlos Guimarães.