Neste sábado, 25 de abril, realiza-se o concerto “A Liberdade do Som”, projeto musical no âmbito do ciclo “Foco Rock”, a decorrer no Teatro Municipal Rivoli desde a passada terça-feira. Este é um espetáculo que tem como objetivo celebrar a data da Revolução dos Cravos, com a atuação de músicos portuenses, resultando num grande concerto de rock no Rivoli.

Na lista dos artistas podem contar-se mais de 14 nomes, como os das bandas de Manel Cruz, Mesa, Osso Vaidoso, Torto e Os Príncipes, que vão tocar canções da sua autoria e versões de temas conhecidos do público, tanto de músicos da Invicta, como os GNR, como temas que marcaram a época do 25 de abril.

Além dos já citados, músicos como Sérgio Godinho, Maria Mónica e Jorge Queixo juntam-se ao espetáculo, tocando temas do seu repertório orginal e algumas versões especialmente ensaiadas para a data.

Promovido pela Câmara do Porto (CMP), este espetáculo tem, de igual modo, como objetivo, demonstrar que o Porto pode ser considerado a “capital nacional do rock”, como afirmado por Paulo Cunha e Silva, vereador da Cultura portuense, na conferência de imprensa de apresentação do evento.

O ciclo “Foco Rock” foi curado pelo músico Zé Pedro, membro dos Xutos e Pontapés, e conta com a exibição de diferentes documentários, palestras e concertos de bandas como Holy Night e Black House of Wolves. Culmina, então, neste sábado, com “A Liberdade do Som”.