The Effect of Wheat Germ on Gastrointestinal Discomfort, Blood Cholesterol and Postprandial Glycaemic Response” é o nome do novo projeto inovador de um grupo de investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), cujo objetivo é “avaliar o efeito do consumo de pão de trigo enriquecido com gérmen de trigo na redução do desconforto gastrointestinal, colesterol e glicemia em indivíduos saudáveis”.

Para isso, estão à procura de cerca de 50 voluntários entre os 18 e os 60 anos, cujas tarefas passam apenas por consumir diariamente o pão em estudo durante dois meses (com um de intervalo), serem avaliados por um profissional de saúde durante esse período, preencher um diário relativo ao desconforto gastrointestinal e efetuar análises de sangue e de fezes (da total responsabilidade da equipa de investigação).

“Os resultados deste estudo são de extrema importância”

“Os sintomas e os valores analíticos apresentados pelos voluntários serão avaliados antes e depois do consumo do pão em estudo. Esses dados serão depois comparados e a eficácia da ingestão do pão contendo gérmen de trigo aferida”, explicam os investigadores. “A colaboração no projeto não implica a toma de qualquer medicamento”, sublinham, e este deverá ter início a 4 de maio, data limite para a inscrição no estudo. Os interessados podem fazê-lo através do e-mail (para [email protected] e/ou [email protected]) ou do telefone (225 513 622 ou 936 266 179).

“Participar neste estudo é uma oportunidade rara de contribuir para o conhecimento do papel dos alimentos funcionais na redução do risco de doença”, lembra ainda a equipa. “Ao refinar o trigo, da qual resultam as farinhas brancas para a panificação, é eliminado o gérmen de trigo, ou seja, o embrião. No entanto, o gérmen de trigo é altamente concentrado em nutrientes, vitaminas, minerais e uma boa fonte de fibra e proteína.

Por esse motivo, pretende-se avaliar se a adição de gérmen de trigo ao pão de trigo traz benefícios para a população saudável”, explicam. Assim sendo, “os resultados deste estudo são de extrema importância” para os profissionais de saúde. Não só na compreensão de “eventuais efeitos metabólicos do consumo do gérmen de trigo” mas também para um “maior conhecimento da potencial importância biológica do gérmen de trigo na redução do risco de doença, e na otimização do estado de saúde, com potencial impacto no desenho de estratégias de saúde pública mais assertivas e eficazes”.