Moldursant personifica a “segunda oficina de retratos mais antiga do país” – garante-o a gerente comercial da loja, Débora Pereira – e, por isso, é residente no Porto há 98 anos. O JPN esteve à conversa com a responsável da Moldursant, que falou, entre vários assuntos, sobre a história do espaço.

O segredo da longevidade

Moldursant

“Tem os seus altos e baixos e como temos a outra vertente de artigos de Belas Artes conseguimos manter a empresa, apesar de muitos espaços destes, tanto em Portugal como em Espanha, que se dedicam apenas às molduras, estarem a fechar, porque foi um mercado que teve alguma quebra. Connosco também aconteceu. A nível das molduras foi tendo quebras sucessivas. Mas a nível da nossa empresa, os artigos de Belas Artes conseguiram equilibrar”, conta a gerente.

“A empresa foi fundada em 1917 e, desde então, está na Rua da Picaria, aqui na Baixa. No entanto, no início, a fábrica estava em Miguel Bombarda, ainda que, desde sempre, ligada às molduras. O fabrico foi extinto há cerca de 20 anos e hoje apenas se faz uma pequena transformação, mais de ateliê. Como fábrica de perfil, já não é possível fazer. É tudo maioritariamente importado, mas sempre a fábricas de qualidade”, explica Débora Pereira.

“Há 30 anos também começamos a desenvolver, juntamente com as molduras, os artigos de Belas Artes. Achávamos que era pertinente, na altura, porque não existia. Até hoje vai-se mantendo e tem crescido. Temos um posto de vendas na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP). E então fomos anexando todos os produtos dedicados ao artista e às artes decorativas e empresa foi crescendo”, acrescenta a gerente comercial.

“Temos uma boa ligação com os artistas, professores e com os alunos que vão saindo de lá. E, claro, temos lá o posto de venda, onde temos artigos de Belas Artes. Lá não temos molduras. Apesar de que muitos dos nossos clientes adquirem cá molduras. Vêm cá para as suas exibições”, conclui, enunciando ainda Carvaleiro, Agostinho Santos, António Joaquim e Henrique Durval como alguns dos pintores com mais quadros distribuídos pela loja.

[soundslides width=”520″ height=”480″ id=”277555″]