A Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP) vai organizar, durante cinco dias (4 a 8 de maio), a Plein Air Week, evento inserido no encontro internacional de gravura Pure Print Elements. Nesta iniciativa, Aleksejs Naumovs e Kristaps Zariņš (reitor e vice-reitor da Academia de Arte da Letónia, respetivamente) vão percorrer vários locais emblemáticos do Porto em sessões de pintura ao vivo, a decorrer entre as 14h30 e as 18h30.

Preço

O preço de participação nos workshops da Plein Air Week varia entre os 20 euros (para estudantes da UP) e os 50 euros (público em geral).

A participação em casa sessão de pintura ao vivo tem um custo de 7,50 euros (estudantes UP) ou 10 euros (público em geral).

A inscrição nas quatro sessões de pintura ao vivo terá um custo de 20 euros (estudantes UP) ou 30 euros (público em geral).

Os participantes poderão “observar os recursos e as soluções técnicas, bem como a concentração e envolvência emocional necessárias para a realização deste tipo de pintura”, sendo “uma rara oportunidade de aprender através da visualização direta do fazer, circunstância que apenas algumas cidades do mundo já tiveram o privilégio de acolher”, garante a organização.

Além das sessões de pintura ao vivo, o programa inclui também um ciclo de conversas, workshops, visitas e masterclasses sobre Pintura, Desenho e Gravura, conduzidos por nomes como o italiano Davide Antolini, os polacos Christopher Nowicki e Jacek Szewczyk e os letãos Guntars Sietiņš e Janis Murovskis.

A semana encerra no dia 8 de maio, pelas 18h, com a inauguração da exposição “Cidades do Mundo”, de Aleksejs Naumovs e Kristaps Zariņš, no Museu da FBAUP. Esta exposição, com entrada livre, ficará patente até dia 22 de maio.