Recria o tradicional martelo do São João do Porto e ganha prémios. À 4.ª edição, o concurso “Martelinhos de São João” desafia todos os portugueses ou estrangeiros que residam no país a reinventarem o martelo da festa popular da cidade e tem 4500 euros para distribuir por vencedores em três categorias.

A recriação deve ser baseada numa “reflexão sobre a tradição e os costumes, a gastronomia, os locais e as pessoas” e os martelos seleccionados vão integrar uma exposição no Palácio das Artes – Fábrica de Talentos, no Porto, entre 11 de junho e 16 de julho.

As candidaturas, abertas até 26 de maio, podem ser feitas de forma individual ou colectiva, até um máximo de três pessoas por criação, e cada candidato (ou grupo de candidatos) pode apresentar um máximo de três propostas de martelos a concurso. Nesta edição existem as categorias de 2D, vídeo e objecto.

As propostas devem respeitar a silhueta-base, com uma dimensão máxima de 40 centímetros de comprimento. Esta silhueta “pode ser simplificada ou alterada, conforme o estilo de cada autor, mas é fundamental que o martelo de São João não se confunda com qualquer outro martelo”, lê-se no regulamento do concurso.

O primeiro lugar de cada uma das três categorias recebe um prémio de mil euros e o segundo de 500 euros. Os vencedores desta iniciativa da Fundação da Juventude, organizada em parceria com a Câmara Municipal do Porto, através da PortoLazer e com o apoio da Fundação Millennium BCP, são divulgados a 5 de junho.

As candidaturas podem ser feitas online, no site da Fundação da Juventude. Quem preferir pode ainda entregar o projecto na Fundação da Juventude ou enviar por correio registado para a mesma instituição. Para a exposição serão seleccionados os 250 melhores martelos de São João.