Na meia noite de 1 de maio (na madrugada de quinta-feira para sexta-feira), o Orfeão Universitário do Porto realiza uma Serenata Académica. O acontecimento decorre na escadaria da Sé Catedral do Porto, o local original das serenatas académicas no Porto, e resulta do conjunto de comemorações dos 30 anos do reaparecimento do seu grupo de fado académico.

Em altura de festa, a serenata “representa uma grande emoção para o Orfeão Universitário do Porto, porque o fado académico entra na cidade do Porto pela mão deste grupo e pela mão do Grupo de Fado Académico da Universidade do Porto“, afirma Ricardo Norton, membro do Orfeão.

O renascer da tradição tem uma explicação muito simples: o objetivo é que o aniversário do grupo seja um momento cultural integrado na semana académica da Invicta.

Na noite seguinte, de sábado para domingo, realiza-se a Monumental Serenata na Avenida dos Aliados, que dá início à Semana Académica do Porto. Contudo, o Orfeão não pretende adiantar as festividades, mas sim salientar a sua identidade muito própria: “Não é de todo objetivo do Orfeão afrontar qualquer entidade, pretendemos apenas celebrar à nossa maneira e celebrar com os nossos, celebrar com aqueles que nos querem ver e que nos gostam de ver”, explica Ricardo.