Como na 1.ª Bienal de Canto Coral em 1987, vários coros nacionais e internacionais foram convidados para um espetáculo e convívio que este ano ganha forma no I Encontro Internacional de Coros da Universidade do Porto. Acontece dia 8 de maio, pelas 21h, e embora o grupo continue a participar em diversos festivais, este encontro não se realizava há vários anos.

Ricardo Norton, membro do Coro Clássico e da direção do Orfeão Universitário do Porto (OUP), garante que tudo está a ser feito para que seja uma experiência positiva para anfitriões e convidados: “Temos uma comissão de organização que está a providenciar todas as condições para que esta viagem seja positiva. E temos também elementos que vão estar encarregues de dar o apoio logístico necessário a cada um dos coros, garantindo que nada lhes falte”, afirma.

E os convidados são:

O OUP terá como convidados o Coro Académico da Universidade do Minho, o Coro da Universidade da Beira Interior, o Coro Xuvenil da Escola Municipal de Música de Vigo (Espanha) e Les Baladins du Tournugeois (França).

O Coro da Universidade do Porto tem-se adaptado aos tempos. Embora cada geração possua uma identidade própria, os membros mais antigos tentam incutir nos mais novos alguns padrões anteriores: “O orfeão tem uma identidade muita própria que tenta preservar ao longo do tempo. No entanto, fruto de variados fatores, cada ano tem a sua personalidade. Os elementos mais velhos tentam integrar os mais novos mediante alguns padrões que lhes foram transmitidos, no entanto há sempre uma inovação constante e acho que é isso que faz mover a máquina que é o orfeão”, explica Ricardo. “É graças a essa constante inovação que, tantos anos depois, conseguimos ser uma força ativa na cidade do Porto, no País e no Mundo”, diz.

O espetáculo pretende ser memorável e oferecer à cidade Invicta, como diz Ricardo, “um momento especial numa semana especial”, a semana dos estudantes ou Queima das Fitas do Porto. Os bilhetes estão à venda por três euros para estudantes e menores de 12 anos, e seis euros para o público restante, na sede do Orfeão.