Na noite de terça-feira e depois três noites de chuva intensa, São Pedro pareceu querer fazer tréguas com os estudantes da Invicta e enviar o bom tempo para mais um dia de Queima das Fitas. Com escassos momentos de precipitação, centenas de jovens festejaram no recinto ao som de música portuguesa, pelo menos no início da noite.

A Banda RED subiu ao palco em primeiro e, para um público ainda tímido, deu um espetáculo e agradeceu aos estudantes a receção, ao mesmo tempo que elogiou o espírito académico da cidade.

Em seguida, foi o conhecido músico popular, Quim Barreiros, a dar música ao Queimódromo. O artista não é uma novidade na Queima das Fitas do Porto e mais uma vez mostrou o gosto que tem em estar presente nesta semana de festa dos estudantes.

No concerto do artista, o aglomerado de pessoas aumentou de forma visível. João Monteiro é estudante em Coimbra, mas não hesita em estar presente no Porto nesta cidade: “Acho que é a melhor semana da cidade e não posso perder”, disse. O aluno de Medicina foi ao cortejo para estar com amigos e, à noite, não perdeu os concertos.

Lotação esgotada na noite de Anselmo Ralph

Ao longo da noite, os estudantes foram-se acumulando no Parque da Cidade e mesmo sendo uma das maiores enchentes desta semana até então, ainda não esteve o público habitual para um dia de cortejo. Hélder Ferreira, trabalhador numa das barracas do recinto, partilha dessa opinião.

Na verdade, na opinião geral dos proprietários dos pequenos negócios, a pouca adesão nas primeiras noites por causa do mau tempo pode vir a desequilibrar as contas finais.

No início da madrugada, a queda de alguns chuviscos ainda se fez sentir, mas não impediu que os jovens continuassem a fazer a festa naquela que é a semana deles.

Para a noite desta quarta-feira há já lotação esgotada. O concerto do músico Anselmo Ralph é a principal atração naquela que é já a quinta noite da semana académica.