Há “poetas mais peritos, mais cultistas, mais destros e liricamente sofisticados, mais modernos, mais antimodernos e pós-modernos, melhores pensadores. Mas aqui há uma força”. É desta forma que começa o prefácio da nova compilação de obras poéticas de Sophia de Mello Breyner.

Lançado pela editora Assírio & Alvim, chancela da Porto Editora, este não é apenas um livro que junta vários poemas da premiada escritora portuguesa, já que existem, ainda, nesta edição, vários inéditos. Para os amantes de Sophia, a informação mais importante é de que o livro chega nesta sexta-feira, 8 de maio, às livrarias.

Para além da reunião de obras já publicadas e inéditos conta com a organização dos descendentes de Sophia. O prefácio e nota de edição são redigidos pela filha, Maria Andresen Sousa Tavares, e por Carlos Mendes de Sousa.

Um percurso consagrado

Recorde-se que, para além de uma escritora reconhecida, autora de livros como “A Fada Oriana”, tendo obras de ficção infantil, poesia, prosa, ensaios, teatro ou mesmo contos, Sophia de Mello Breyner foi a segunda mulher a ter honras de Panteão Nacional.

Como afirma o projeto de resolução da Assembleia da República, Sophia é tida como “a escritora universal, a mulher digna, a cidadã corajosa, a portuguesa insigne”. A autora foi também deputada à Assembleia Constituinte, entre 1975 e 1976, e lutou pela justiça e liberdade no país.

Sophia de Mello Breyner faleceu em julho de 2004, com 84 anos.