Com o aproximar do São João chegam também os concursos alusivos à tradicional festa da cidade. O primeiro é promovido pela Câmara do Porto e, até dia 22 de maio, divide-se na procura pelas melhores cascatas e melhores montras da festa. Os interessados podem concorrer quer via “empresa”, quer via “particular”, mas têm de ser do Porto e de expor ao público as peças entre os dias 1 e 29 de junho, das 09h às 00h.

O concurso para “melhor cascata” quer encontrar aquela que melhor capte o espírito e a tradição desta época, tendo como plano principal a representação da figura religiosa. Os prémios vão ser distribuídos por três categorias principais – Concurso Geral de Cascatas, Categoria I (menores de 15 anos) e Categoria II (para grupos de apoio a pessoas com necessidades especiais). Os valores dos prémios variam entre os 500 e os 1.000 euros, para a primeira e segunda melhor cascata do concurso geral, e entre os 500 e 750 euros, respetivamente, para as restantes categorias.

Concursos:

Melhor montra: Prémios entre os 2.500 e os 1250 euros

Melhor mascata : Prémios entre os 1.000 e 500 euros

Martelinhos de São João: Prémios entre os 1.000 e os 500 euros

Já o concurso para “melhor montra” (ficha de inscrição pode ser encontrada aqui), também promovido pela Câmara do Porto, quer premiar a montra que melhor promova a tradição popular do São João com símbolos alusivos à festa. Vão ser atribuídos prémios de valor monetário às três melhores montras:  2.500, 1.500 e 1.250 euros, respetivamente.

Por outro lado, o concurso “martelinhos de São João”, promovido pela Fundação da Juventude, quer dar nova vida ao mítico martelo da festa. “Já vai na quarta edição e a ideia é envolver todos os portugueses na reinvenção do martelinho de São João, todos os portugueses de qualquer ponto do país podem participar”, diz Paula Cardoso, da Fundação da Juventude, ao JPN.

O concurso está aberto até dia 26 de maio e desdobra-se em três categorias – objetos, 2D e vídeo. Os prémios são de 1000 e 500 euros para o primeiro e segundo candidatos de cada categoria, respetivamente.

São os três principais concursos para esta edição de 2015 do São João do Porto, que promete ser recheada de cascatas, montras e muitos martelinhos inovadores.