A AIESEC na Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) fez regressar, este ano, mais uma edição do programa de voluntariado internacional “Summer Abroad“. A organização estabeleceu, assim, uma série de oportunidades de estágio em 128 países (mais dois do que no ano de 2014), destinadas à camada universitária.

AIESEC

A AIESEC é a maior organização do mundo gerida integralmente por estudantes, que aposta no fomento da liderança e do empreendedorismo entre os jovens. Em Portugal, conta já com dez escritórios locais, 100 parcerias com empresas nacionais e cerca de 550 membros. No ano passado enviou 250 estudantes para o estrangeiro, no seio das iniciativas que organizou.

São admitidos como candidatos a esta experiência, os estudantes ou antigos estudantes do Ensino Superior que tenham concluído a sua última formação académica há menos de dois anos. Para Laurena Alves, diretora de Relações Internacionais da organização, o requisito fundamental reside na “vontade de ajudar as pessoas”, de “conhecer novas culturas” e de “ir à procura de uma aventura”.

O participante ideal é, segundo a jovem, aquele que “é adaptável a novos meios, novas realidades”. Para além destas exigências, a experiência requer que o estudante domine a língua inglesa (nível igual ou superior a B2) e recursos informáticos, na ótica do utilizador.

As experiências associadas ao “Summer Abroad” têm a duração de seis a oito semanas e espalham-se pelos quatro cantos do mundo. No que toca a áreas de intervenção, o candidato pode optar pela realização de voluntariado no campo da educação (língua e cultura), da saúde, da sustentabilidade ambiental, do desenvolvimento de ONG’s, numa perspetiva de empreendedorismo social.

Os estágios proporcionados pela AIESEC, neste contexto, podem já ter início no mês de maio. As inscrições já estão abertas e são feitas através de um formulário online.