Com mais de 600 anos de história, a festa do Senhor de Matosinhos, famosa pela tradicional feira da loiça e pela decoração floral da igreja paroquial da cidade, tem tentado “acompanhar os tempos sem nunca perder a sua identidade, sendo que hoje se afirma como uma das maiores romarias do país. Associada a este facto, a romaria sempre teve uma vertente muito especial que foi o facto de ser vivida por todas as idades, desde os mais novos aos mais velhos e por pessoas de todos os estratos sociais”. “É uma festa para todos”, diz ao JPN Fernando Rocha, o vereador da Cultura da Câmara de Matosinhos.

Com um cartaz que se prolonga durante cerca de três semanas, a festa arranca nesta sexta-feira pelas 21 horas. Os destaques vão para a realização do festival literário LeV, entre os dias 8 e 11 de maio, para a exposição com as memórias do Senhor de Matosinhos no arquivo fotográfico municipal (até 6 de junho no átrio da Biblioteca Municipal Florbela Espanca), para o espetáculo de fogo de artifício com 20 minutos de duração, no dia 23, e ainda para o feriado municipal no dia 26, onde se cumprirá a tradição do “Fogo do Boneco” (o cartaz completo pode ser consultado aqui).

Neste ano, a feira conta com cerca de “400 feirantes, oriundos de oito países diferentes e, dentro destes, os que têm maior número são aqueles que estão direcionados para o artesanato, diversões, doces e loiças tradicionais da festa”, revela Fernando Rocha, concluindo que a organização está a contar “que, entre esta sexta-feira e 1 de junho passem pela romaria cerca de um milhão de pessoas”.

Aluno autor do cartaz deste ano com dificuldades para pagar as propinas

Tiago Silva, 27 anos, aluno do segundo ano da Licenciatura de Design de Comunicação na Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos (ESAD) foi o vencedor do concurso promovido pela Câmara de Matosinhos e pela ESAD para encontrar o cartaz da edição 2015 do Senhor de Matosinhos. Tiago tem feito o curso de forma intermitente e o prémio de mil euros vai diretamente para as propinas.

O estudante da ESAD tentou fazer um cartaz que lhe fizesse lembrar a festa a que foi muitas vezes quando era mais novo. “Inicialmente tentei fazer um cartaz que fosse direto e que, no fundo, me fizesse lembrar a festa a que fui muitas vezes quando era miúdo. Decidi usar formas mais simples, simbólicas, associadas às cores da festa – das flores e de toda a procissão – e adicionei também as sardinhas que, a meu ver, são um elemento central da romaria. Tentei dar-lhe um toque menos ambíguo”, esclarece Tiago Silva.

Por outro lado, o vencedor do cartaz do Senhor de Matosinhos 2015 acrescenta ainda, como nota final, que “estas medidas acabam por ser muito importantes para o percurso profissional, tanto na difusão do trabalho como na ajuda à integração no mercado de trabalho”.