Nos dias 13, 14 e 15 de maio, a Reitoria da Universidade do Porto (UP) abre as portas a cerca de 750 alunos com o objetivo de apresentarem cerca de 400 artigos científicos gerados nos laboratórios de investigação da instituição. O intuito da realização desta iniciativa é a promoção da investigação científica entre os estudantes mais novos, bem como a criatividade e a apresentação pública de trabalhos científicos desde o início da licenciatura.

Os trabalhos percorrem as áreas de criminologia, artes, engenharias sociais e ciências da vida e da saúde. Assim sendo, o IJUP’15 dá conhecimento ao público das últimas novidades ligadas às diferentes áreas de ensino e investigação da Universidade do Porto. A sessão de abertura aconteceu esta quarta feira, seguida por um conjunto de 392 apresentações (193 orais e 199 em forma de poster) a decorrer em cinco salas diferentes do edifício da Reitoria.

Os congressos pretendem propor e ao mesmo tempo responder a questões como:”Poderá a arquitetura ser ensinada a brincar?”, “Que critérios devem ser tidos em conta na escolha dos ovos de galinha?” e “Poderá estar nas algas existentes na costa portuguesa o “segredo” para ajudar a controlar as doenças degenerativas?”.

O IJUP já acontece desde 2008 e personifica a aposta da Universidade do Porto em enriquecer a formação nas suas mais variadas vertentes e no despertar do gosto pela investigação científica. Ao mesmo tempo, esta iniciativa pretende também a exposição à comunidade, favorecendo contactos futuros com os participantes do programa ou com as suas entidades empregadoras.