O Museu da Farmácia conseguiu trazer para Portugal duas farmácias de diferentes culturas, uma chinesa, que se encontra em Lisboa, e uma islâmica, para o Porto. Na Invicta, a exposição fica na Rua Engenheiro Ferreira Dias, número 768, e abre no dia 16 de maio.

A farmácia islâmica do Império Otomano existia no interior de um palácio de Damasco, na Síria, e funcionava como um espaço que assegurava os medicamentos e a qualidade destes para quem vivia dentro do palácio. Mais do que assegurar medicamentos, era neste espaço que se transmitia todos os conhecimentos aos jovens aprendizes.

João Neto, diretor do museu, explica ao JPN que existem apenas quatro espaços espalhados pelo mundo, que estão em museus, de interior de palácios de Damasco. “É um orgulho para o nosso país termos dois espaços destes. Não foi fácil conseguir, mas com boa vontade tudo se consegue”, afirma.

O Museu da Farmácia conta a história do Homem e da doença e é dirigido a todo o público das mais diversas áreas. A área de Letras, pela História que conta, a área da Ciência, por estar relacionada com a área da saúde, e a área das Artes, já que possui mais de 17 mil peças, divididas entre Lisboa e Porto.

[soundslides width=”520″ height=”480″ id=”279027″]