Organizado pela Escola de Música de Lavra, este festival sem fins lucrativos junta, há sete anos, nomes de referência do panorama musical nacional e internacional, divulgando e promovendo diferentes perspetivas da bateria e percussão.

Segundo Francisco Lima, professor de bateria naquela escola e organizador do evento, o Festival de Percussão e Bateria de Lavra “tem como objetivo sensibilizar os mais novos para o estudo da bateria e percussão, explorar novas abordagens e perspetivas do instrumento e trazer novos convidados todas as edições, partilhando o seu conhecimento do instrumento numa série de workshops e masterclasses”.

O evento, que se destina a alunos da Escola de Música de Lavra, alunos de bateria e percussão em geral, músicos e amantes destes instrumentos, surgiu por iniciativa de Francisco Lima. “Achei que Portugal precisava de um evento como este e, como dava aulas em Lavra, percebi que havia ali uma série de recursos que podiam ser muito úteis para a organização de um festival destes”, acrescenta.

Francisco Lima

Francisco Lima nasceu no Porto em 1981 e desempenha, neste momento, a função de baterista profissional (freelancer) e professor de bateria e percussão. Após ter concluído a sua licenciatura em Recursos Humanos, dedicou-se ao estudo e desenvolvimento de práticas pedagógicas na área musical baseadas no coaching.

Com a evolução das edições, o organizador do festival pode afirmar que este “é o maior evento da especialidade do país” e que “o balanço tem sido mais do que positivo”. O evento que Francisco Lima descreve como “um sucesso absoluto” conseguiu afirmar-se ao longo dos anos, “enchendo cada vez mais o auditório” da escola de música que o acolhe.

Programa

Esta edição vai manter o formato do ano anterior, tendo o festival lugar no Centro Social Padre Ramos, em Lavra. Irá começar no exterior da escola, com uma atuação do grupo de percussão tradicional Lacs’Bum e da Orquestra de percussão da Escola de Música, seguindo-se um espetáculo dos finalistas da iniciativa “À Procura do Teu Tambor”, promovida pelo Atelier de Percussão do Porto em parceria com a Escola de Música de Lavra, e que tem como objetivo encontrar novos talentos nestas áreas musicais.

No mesmo dia, segue-se o workshop do baterista Sérgio Nascimento, reconhecido no mundo da bateria nacional, encerrando as atividades com um espetáculo do músico internacional Jost Nickel, respeitado formador da especialidade. Para além deste programa, haverá também uma galeria de exposições onde o público pode visitar e experimentar diversos materiais e instrumentos.

O festival decorre durante o dia 16 de maio, com início às 14h30, no auditório Mário Rodrigues Pereira do Centro Social Padre Ramos, em Lavra, e, para assistir, é necessário inscrever-se para reservar lugar.