O comboio histórico do Douro  é composto por cinco carruagens de madeira e já conta mais de um século de história. O percurso tem início marcado às 15h22 no Peso da Régua, seguindo-se de uma paragem em Pinhão, terminado em Tua, no distrito de Bragança.

A partir de 6 de junho e até 31 de outubro, os passageiros poderão desfrutar de uma viagem com animação assegurada por um grupo de músicos, trajados à época, com cantares tradicionais da região do Douro, um brinde com vinho do Porto, e saborear os rebuçados da Régua, como manda a tradição. Tudo isto com o rio Douro e as vinhas em socalco – Património Mundial da UNESCO – como pano de fundo.

Bilhetes

Os bilhetes para adultos custam 35 euros e para crianças, até aos 12 anos, têm um custo de 12 euros. Para os interessados, poderão também adquirir o Pack de Viagens Combinadas, que inclui, para além do passeio no comboio histórico, a viagem de ida e volta, a partir de qualquer ponto do país, em Alfa Pendular, Intercidades, Regional e comboios urbanos do Porto.

Esta iniciativa tem sido cada vez mais bem sucedida, sendo que em 2013 foi registado um acréscimo da procura de 32%, relativamente a 2012. No ano passado voltou-se a sentir este crescimento: viajaram no comboio histórico mais 744 passageiros do que em 2013 e subiu, para os 24,9%, a percentagem de passageiros oriundos de países estrangeiros.

Perante este sucesso, neste ano, a CP decidiu aumentar o número de circulações, realizando, assim, 30 viagens – 22 sábados, de 6 de junho a 31 de outubro, e oito domingos, de 16 de agosto a 4 de outubro.

Também neste ano, e pela quarta vez consecutiva, o comboio histórico não será a tradicional locomotiva a vapor, mas sim uma máquina a diesel. A CP tem em vista adaptar a máquina a vapor a uma tração a diesel (em vez de carvão), mas essa intervenção ainda não está concluída.