“Personalized Multiview Environment” (“Ambiente Personalizado Multivista”, em português) é o nome do protótipo criado no INESC TEC que permite estar em casa a assistir a um concerto gravado ao vivo em três dimensões e, através de movimentos da cabeça e do olhar, mudar a perspetiva da cena, de modo a que o utilizador consiga focar a área da imagem que pretende ver, em cada instante, através de uns óculos 3D.

Esta solução pretende “aumentar a qualidade de experiência dos utilizadores quando estão a consumir um conteúdo audiovisual” e também “maximizar a eficiência de utilização dos recursos disponíveis, nomeadamente da rede e do terminal”, explicam, em comunicado.

Sobre o INESC TEC

O INESC TEC conta com 30 anos de experiência em investigação e desenvolvimento (I&D) e transferência de tecnologia. Ao longo destas três décadas levou a cabo milhares de projetos de investigação avaliada e referenciada internacionalmente e acolhe neste momento cerca de 300 doutorados, 700 investigadores e agrega 12 centros com competências complementares e vocacionadas para o mercado internacional. O saber e os resultados gerados nas investigações são aplicados em projetos de transferência de tecnologia, com relevância social acrescentada e imediata, que transforma conhecimento em valor económico.

Esta tecnologia utiliza-se através de uma webcam “montada no recetor, que filma o espetador, e um módulo de processamento que consegue seguir os movimentos da sua  cabeça e assim perceber qual a área da imagem que prendeu a sua atenção em cada instante, enviando essa informação para o servidor”.

Apresenta, assim, conteúdos 3D, a públicos distintos, de forma inovadora e personalizada através de redes IP, e vai poder ser adaptada a outras áreas, como a educação, a saúde ou o turismo.

Este projeto é financiado pelo Programa Operacional Regional do Norte (“ON.2 – O Novo Norte“), do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e, ainda, por Fundos Nacionais através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).