Pintura, escultura, fotografia, ilustração e arte digital são algumas das artes que estarão expostas até 31 de maio na estação de metro de São Bento, no Porto.

Válter Ramos, finalista do curso de Ciências da Educação da Universidade do Porto e organizador deste projeto, descreve a exposição como “uma oportunidade para jovens artistas, não só da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), mas também de outras faculdades, exporem o seu trabalho”, utilizando o slogan “A vida em movimento”, da Metro do Porto, como inspiração.

Inserido num estágio de observação nesta empresa e havendo a liberdade para criar projetos, o estudante tomou a iniciativa de contactar várias faculdades, através das suas associações de estudantes, entre elas a FBAUP, a Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP) e a Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo (ESMAE), para que pudessem integrar os trabalhos dos seus alunos na exposição.

No entanto, apenas obteve resposta da primeira faculdade, contando com a participação de alunos da FBAUP desde o 1.º ano de licenciatura até ao mestrado.

“A ideia era que as pessoas passassem pela exposição na estação e que a viagem para casa ou para o trabalho tivesse algo diferente, que não fosse uma mera rotina”, explica ao JPN Válter Ramos. Assim, a exposição “Metrónomo” despertaria a atenção de todas “as pessoas que passam diariamente no metro e que acabam por não ter perceção das coisas à sua volta”, acrescenta.

A exposição “Metrónomo” estará no metro de São Bento até 31 de maio.