Assumindo uma vocação política e colocando em foco, nesta edição, a geração da década de setenta, o FITEI 2015 traz, de 27 de maio a 21 de junho, vários espetáculos a diferentes pontos do Porto. Com o intuito de promover o teatro e as artes performativas e trazer uma maior dinâmica cultural à cidade, o festival irá desenvolver peças de teatro, workshops e experiências dramatúrgicas.

O Teatro Nacional de São João (TNSJ), agregado ao Teatro Carlos Alberto (TeCA) e ao Mosteiro São Bento da Vitória (MSBV), irá receber sete peças de teatro desta 38.ª edição. Segundo Gonçalo Amorim, diretor artístico do FITEI, o mote do festival é “geracional, olhando para a criação teatral contemporânea que se tem afirmado nos últimos dois anos e refletindo questões relativas a Portugal e à sua memória coletiva”.

Um dos destaques da programação, a ter lugar no TeCA, é a peça “Bilingue”, uma reflexão contemporânea sobre o lugar que ocupamos no mundo e que une alunos de teatro portugueses e galegos e instituições culturais dos dois países, sendo o espetáculo inaugural do NÓS – território (es)cénico Portugal – Galicia. Outra das peças de teatro, com estreia absoluta no TNSJ, é “Muro”, do Teatro da Palmilha Dentada, que aborda o significado de um muro entre Montecchios e Capuletos.

Porto vai ter quase um mês de FITEI

O festival FITEI 2015 apresenta também duas produções internacionais no TNSJ. Uma, vinda de Espanha, pelo Teatro Corsário, que traz o espetáculo “Clásicos Cómicos”, de Jesus Peña, e outra, por António Gilberto, atual diretor do Centro de Artes Cénicas da Funarte/Ministério da Cultura do Brasil, com o título “Carta ao Pai”, tendo como inspiração um texto de Franz Kafka.

A censura na época do Estado Novo também estará presente no FITEI, com criações de Joana Craveiro, a 11 de junho no TNSJ, e de Tiago Rodrigues, a 20 de junho no TeCA, onde abordam a ditadura, a revolução, as proibições e cortes impostos a textos e espetáculos impostos pelos censores no tempo de Salazar.

No Mosteiro de São Bento da Vitória, nos dias 19 e 21 de junho, a companhia artística Circolando apresentará a peça “Horas”, onde convida o espectador a envolver-se no imaginário medieval. No mesmo local haverá ainda experiências dramatúrgicas destinadas a criadores, promovidas pela associação cultural Mundo Razoável, e com residências de escrita, um momento de leitura encenada e o lançamento de um livro.

O FITEI 2015, a ter lugar no Porto de 27 de maio a 21 de junho, passará também pelo Teatro Rivoli, Teatro Helena Sá e Costa, Teatro do Bolhão e Teatro do Campo Alegre.