O Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores – Tecnologia e Ciência (INESC TEC) faz, em 2015, 30 anos, e aproveitou o contexto para lançar um desafio para os jovens investigadores do laboratório. Chamaram-lhe “pensar fora da caixa” e tem o objetivo de incentivar os seus colaboradores mais jovens à criação de um evento que eleve a ciência a outro patamar.

O laboratório, já conhecido por  ultrapassar as barreiras entre a teoria e a prática, pretende desmistificar a complexidade da ciência e da tecnologia, mostrando que não são áreas destinadas, apenas, aos crânios das ciências. Nasce, assim, o projeto “Efeito Eureka”, que vai juntar, num único dia, mais de duzentos jovens investigadores, professores e empresários.

“No início do ano fomos desafiados pelos membros da Direção do INESC TEC a organizar, no âmbito das comemorações dos nossos 30 anos, um evento out of the box, diferente do que habitualmente se faz em Portugal. Foi nesse sentido que nasceu ‘O Efeito Eureka’, que vai começar numa tenda montada em frente ao edifício sede e vai terminar na baixa portuense. A ambição da comitiva organizadora, que é constituída por oito investigadores pertencentes a áreas científicas completamente distintas, era enorme, mas achamos que passámos no teste e superámos as expectativas”, refere Ana Rita Tedim, investigadora do INESC TEC, que faz parte da comissão organizadora.

Evento “radical”

Do lado de fora das salas do evento será possível praticar escala, slide e ainda participar na cápsula do tempo, que será aberta daqui a dez anos, no instituto.

O “Efeito Eureka” vai ser dividido entre três grandes temas ao longo do dia 4 de junho. Começa às 09h30, no campus da FEUP, com o ” Aprendendo a voar”, um concurso de empreendedorismo onde jovens podem expor as suas propostas de negócio aos investidores presentes, que são: Portugal Ventures, Caixa Capital, 2bpartner, Invicta Angels, ESVentures e Change Partners.

Segue-se um almoço, que será presenteado com um concerto e, no início da tarde, abre com o “Desafio Social”. Esta segunda parte integra-se numa iniciativa que foi sendo desenvolvida pelos investigadores do INESC TEC, que, com a ajuda de ONG, IPSS e empresas sociais, tentaram arranjar soluções de caráter tecnológico para resolução de problemas sociais.

A tarde termina com talks, que será um espaço aberto à participação de antigos colaboradores que criaram as suas próprias empresas ou spin-offs. Exemplos como Kinematix, HBM Fibersensing, Xarevision e a Mog. A iniciativa acaba em  plena baixa do Porto, nos Maus Hábitos, com concertos de Purple Weed e Lyzzard.

O evento é aberto a toda a comunidade académica, requerendo apenas a inscrição prévia. Para os mais aventureiros, que queiram prolongar o dia no Maus Hábitos, a entrada terá um custo de três euros, por pessoa.