O espaço do Largo de Lóios, recentemente reabilitado, sofreu uma intervenção que pretende aproximar os moradores e turistas à cidade Invicta. Pela segunda vez, a cidade acolheu a proposta do coletivo FAHR o21.3 numa estrutura feita com recurso a materiais como o pinho e o alumínio.

Filipa Almeida, uma das responsáveis pelo conceito, contou ao JPN que a segunda instalação foi escolhida depois de um “estudo” de local: dada a recente reabilitação da zona, a escolha tornou-se fácil. Depois, o conceito recaiu sobre objetos espelhados para que seja possível ver vários reflexos e, consequentemente, diferentes prismas da cidade.

Por outro lado, “Fragments” nasceu do desejo de uma peça que despertasse o contacto com a multidão; a forma contorcida mostra uma faceta “curiosa e diferente” que pode despertar o interesse do público e levar a diferentes interpretações da mesma realidade.

Com a intenção de dinamizar culturalmente a zona de S.Bento que se encontrava “esquecida” e, ao mesmo tempo, trazer uma “experiência nova” para a cidade, vai ser possível ter contacto com a peça – propositadamente, segundo Filipa, “estranha” – que foi pensada em parceria com a Locomotiva.

No passado, o largo já tinha sofrido alterações pelas mãos da mesma dupla através do projeto “Metamorfose” que consistia numa estrutura de três metros de altura e de largura e seis de comprimento. Desta vez, a instalação é inaugurada esta sexta-feira, às 18h, e estará exposta até dia 22 de Junho.