Num tempo presente onde os gadgets são cada vez mais presentes, o que, segundo alguns estudos, possibilita cada vez um índice de atenção cada vez menor e uma capacidade de multitasking crescente, torna-se cada vez mais escasso o tempo para ler, demoradamente, uma obra literária.

Nesse sentido, existe disponível e de forma gratuita, a aplicação web “Spreeder“. A aplicação, permite colocar o texto a ler dentro do site, e temporizar de transmissão das palavras por minuto (ver fotogaleria).

O projeto, além de auxiliar a aprendizagem para ler mais depressa, dá também constantes conselhos auxiliares para a sua prática. Segundo o blogue do projeto, se queremos aprender a ler mais depressa, não devemos ler em voz alta, porque o processo de leitura funciona de maneira mais rápida que o da fala. Também não devemos tentar entender cada palavra da leitura de forma isolada, visto o cérebro humano agir “rapidamente e, por isso, é interessante focar nas imagens que ele forma durante a leitura”.

“Spreeder” sugere também que, na leitura, devemos manter o nosso olhar focado no centro da página e “mexer somente os olhos para ler”. Procurar lembrar tudo o que é lido, é para os autores da iniciativa, algo que prejudica a capacidade de aprender a ler mais depressa.

[soundslides width=”560″ height=”580″ id=”280192″]