De todos os que visitam o NOS Primavera Sound, no Porto, 32% são estrangeiros. É o que diz o estudo de público, desenvolvido pelo Instituto Superior de Administração e Gestão (ISAG). O que diz, neste caso, Ana Borges, responsável pela coordenação executiva da análise, é que, tendo em conta que, na edição de 2014, passaram pelo recinto do festival 75 mil pessoas, o impacto económico naqueles três dias de duração do evento tenha sido superior a 18 milhões de euros.

Ana Borges considera que este público é uma “forte presença no festival”. A ideia é “caracterizar o perfil sociodemográfico do visitante do festival, avaliar o impacto económico direto para a cidade do Porto, a satisfação do visitante no evento e a possibilidade de retorno para a próxima edição”.

As pessoas que, mesmo não sendo do Porto, se dirigem ao Parque da Cidade, por estes dias, são um fator muito importante. “Têm despesas de alojamento, deslocação. Participam em atividades culturais para além do festival  e há um maior interesse das pessoas que vêm de fora da área metropolitana do Porto e têm a hipótese de ficar”, explica Ana Borges ao JPN. Para além disso, ” a possibilidade de recorrerem a restaurantes é maior”, relembra a responsável.

Para a realização do estudo foram avaliadas várias dimensões. Desde o perfil sociodemográfico à satisfação com o evento. Neste último ponto, Ana Borges revela que, na edição de 2014, “83,6% revelaram estar globalmente satisfeitos ou muito satisfeitos com o evento, um aumento de 7,3 pontos percentuais comparando com 2013”. O tipo de alojamento, o tipo de presentes ou as atividades em que os envolvidos participaram, ou mesmo o dinheiro que gastaram em refeições, foram fatores que ajudaram a traçar o seu perfil.

Primeiro dia do Primavera Sound

O NOS Primavera Sound arranca esta quinta-feira, no Parque da Cidade do Porto. A festa começa pelas 17h, com o versátil Bruno Pernadas, que apresenta músicas que abrangem estilos diversos entre o folk, jazz, pop, rock psicadélico, eletrónicas ou hip-hop. Os cabeças de cartaz atuam mais tarde – FKA Twigs às 21h10 e os Interpol, que sobem ao palco às 22h20.

Evento de máxima importância para o turismo

Foi ainda avaliado “o impacto ao nível do alojamento, das refeições, deslocações, compras e presentes e cultura e lazer”, em que também as atividades fora do festival – como é o caso das visitas à cidade e aos monumentos – foram incluídas, explica Ana Borges.

A segmentação do público relativamente ao tipo de bilhete adquirido, os principais fatores de satisfação e a intenção de voltar em próximas edições revelaram-se ferramentas importantes de gestão, tanto para o turismo local como para a organização que promove o evento.

Este evento é de extrema importância para o turismo da cidade, dado que 91% dos não residentes na área metropolitana do Porto que se deslocaram à cidade, fizeram-no propositadamente para ir ao festival.

Na última edição do festival aumentou o número de visitantes que pernoitaram quatro ou mais noites em hotéis, e a localização revelou-se o principal fator para determinar a escolha do alojamento, seguida do preço. Este resultado difere da edição do evento de 2013, na medida que o preço foi o principal fator a determinar a escolha do alojamento, seguido pela localização.