O concurso de ideias de negócio da Universidade do Porto – iUP25k – recebeu, mais uma vez, ideias inovadoras pela parte de estudantes e ex-estudantes. O grande prémio foi para o projeto FaceDecode, um sistema inovador de criação de avatares que propõe um modelo “mais simples e rápido”, que inclui a digitalização do participante, criação do modelo 3D e, por último, a animação com movimentos faciais.

Mas, afinal, o que distingue este processo de criação de avatares dos demais? Atualmente, a tecnologia “pode custar milhões de euros” e pressupõe a contratação de vários profissionais, para além do tempo investido na construção.

Prémios monetários valiosos

Já não é a primeira vez que a equipa do FaceDecode é galardoada por este conceito inovador, tendo já ganho o Premio InnovacióUPC e Prémio Científico IBM. Desta vez, a recompensa foi de 15 mil euros.

No iUP25k ainda foram reconhecidos mais dois projetos portugueses, como o “Howless – Acoustic Feedback supressor”, que, com um prémio de 5 mil euros, conseguiu arrecadar o segundo lugar, graças à tecnologia capaz de eliminar o fenómeno de feedback acústico que ocorre em sistemas de som. A medalha de bronze foi para a “LyoCandy Fruit”, ideia premiada com o mesmo montante, com um projeto de produção de gomas a partir de fruta natural.

Verónica Costa Orvalho, um do elementos da equipa – proveniente da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) – do projeto FaceDecode, falou com JPN sobre a tecnologia que está a ser desenvolvida há cinco anos: “Agora, qualquer pessoa pode criar o seu avatar”, confirma Verónica.

A investigadora adianta que a tecnologia não é, apenas, direcionada para empresas de entretenimento (videojogos ou filmes), mas, também, “para uso pessoal”. A partir daí, a imaginação comanda.

Apesar de existirem projetos similares, são “muito mais caros”, mas agora pode ser  possível chegarem a um público-alvo muito mais abrangente, o que acompanha o desejo do próximo passo da equipa, que consiste na comercialização da ideia.

O iUP25k procura, desde 2010, premiar projetos empresariais pioneiros que sejam desenvolvidos por estudantes ou ex-estudantes da Universidade do Porto.