Há cavaleiros e princesas, como se quer em contos infantis, e há também dragões, castelos e espadas — ou não fossem estes contos um mergulho no imaginário medieval. Os “Saltincontos” Helena Soares, Sara Costa, Ângelo Borges e Andreia Costa uniram uma paixão comum por histórias ilustradas e literatura infantil e concluíram recentemente a sua terceira criação: o livro “O Barqueiro da Foz do Lima”, inspirado na Lenda de Viana, é apresentado na Feira Medieval de Viana, a decorrer até domingo, dia 21 de junho. E também nesta história qualquer leitor pode ser o protagonista.

A ideia andou a marinar-lhes na cabeça durante algum tempo. Colegas de curso no mestrado em Design e Comunicação na Escola Superior de Arte e Design (ESAD) de Matosinhos, sonhavam ter um projeto conjunto onde cada um pudesse mostrar o seu talento: Helena podia escrever, Sara e Ângelo ficariam responsáveis pela ilustração e Andreia por todo o arranjo gráfico. “Um dia, numa conversa, decidimos que íamos arriscar tudo e ver como corria”, contou ao P3 Andreia Costa.

Estávamos em 2014, a apenas um mês da Feira Medieval de Santa Maria da Feira, e o quarteto decidiu apresentar uma proposta para o evento: “Pensámos que podíamos fazer livros para as crianças que visitassem o local. Mas achámos que tínhamos de acrescentar alguma coisa para cativar as crianças.” Foi dessa premissa que surgiu a ideia da personalização: e se os miúdos (ou graúdos) pudessem ser os heróis ou heroínas da história?

Os criadores do projeto dão ao comprador a liberdade de alterar os nomes das personagens, mudam as ilustrações e até podem fazer dedicatórias com caligrafia medieval. Todo o livro é inspirado no universo da Idade Média: a capa, dura e com o título impresso a dourado, faz alusão aos grandes livros de contos de cordel; a encadernação, manual e de capa em napa ou tecido colorido, faz lembrar os raros livros da época; e as ilustrações recordam as iluminuras e os vitrais.

Além dos três livros já disponíveis (“O Barqueiro da Foz do Lima”, “O Cavaleiro e o Dragão” e “A Princesa da Flecha Dourada”), os “Saltincontos” têm outros produtos, criados a partir das histórias e das ilustrações, como cadernos cosidos à mão (com iniciais góticas nas capas), marcadores de livros, postais e máscaras das personagens. Os livros podem ser comprados online ou no Porto, na Ó! Galeria e naLivraria Index, por 15 euros. Os preços dos restantes produtos variam entre os dois e os quatro euros.