A partir de 7 de julho e com especial relevo para o período de dia 13 a 17, a Keep It Simple Make It Fast (KISMIF) 2015 chega à cidade do Porto para abordar, de forma intensiva, o tema das culturas musicais urbanas.

No fundo, o evento principal (que faz representar-se por aquela sigla) é uma conferência – a decorrer, de 15 a 17 de julho, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) – sobre a vertente científica do fenómeno musical e de todas as manifestações que lhe estão associadas.

“A relação entre o underground e mainstream; as particularidades de múltiplas cenas musicais, do punk ao hip hop, passando pela música eletrónica; a organização das cenas e espaços dedicados à prática e à vivência da música; a constituição e reprodução de (sub)culturas juvenis; as lógicas associadas ao do-it yourself; as questões relativas à produção, mediação e fruição musical; ou as particularidades da produção musical independente”, vão ser, segundo a organização, algumas das temáticas em debate.

Estão já confirmados 220 participantes de 30 países na conferência que vai ser moderada pelos jornalistas Vítor Belanciano e David Pontes, bem como pelo “homem dos mil ofícios”, Álvaro Costa.

Biografias inéditas

A par das atividades já enumeradas haverá tempo, também, para o lançamento de alguns livros. Neste campo, o destaque vai para “O Meu Espelho”, de Paula Guerra, que compila 11 trajetos biográficos de personalidades do rock português: Adolfo Luxúria Canibal, Alexandre Soares, Gustavo Costa, João Peste,
João Vieira, Paulo Furtado, Pedro Ayres Magalhães, Rui Reininho, Tó Trips, Xana e Zé Pedro.

Exposições, escola de verão e concertos

Recuando um pouco atrás, importa destacar o início das atividades, no dia 7, com a a abertura da exposição “DIY DIY My Darling! Outspace Zines & Records”, no Teatro Municipal Rivoli. A partir de dia 10 há mais quatro exposições – uma no Palacete dos Viscondes de Balsemão e três no Edifício Montepio – e, a 13 de julho, destaque para inauguração de “On the Road to the American Underground”, que vai “explorar, através de livros, discos, imagens e outros artefactos vários, o imaginário da beat generation americana na procura da afirmação de si e da liberdade”.

Também a 13 de julho, e prolongando-se até ao dia seguinte, decorrerá uma Summer School dedicada à formação de jovens investigadores de todo o mundo que se interessam pela área da sociologia musical. Apanhando ainda o dia 14, a atenção recai na estreia nacional, no Rivoli, do primeiro documentário sobre o punk português, “Bastardos: Trajetos do Punk Português (1977-2014)”, que mostra como se manifestou, durante aquele período, o género em questão.

E como um evento sobre música, sem música, não faz sentido, a 14 de julho, Tó Trips atua Rivoli, enquanto no mesmo espaço, mas no dia seguinte, será a vez de Psicotronics e Tracy Vandal. No dia 17, a fechar as hostilidades, d3ö sobem ao palco do Plano B. O programa detalhado da KISMIF 2015 pode ser consultado aqui.