Foram mais de 200 mil os espectadores que aderiram à primeira edição da Festa do Cinema, que decorreu em meados de maio passado, em praticamente 500 salas do país, com bilhetes a 2,50 euros.

Segundo Nuno Sousa, da Associação Portuguesa de Empresas Cinematográficas (APEC), entidade organizadora deste festival, a Festa do Cinema superou todas as expectativas, ao receber mais de 200 mil espectadores nas salas de todo o país.

Embora a contagem financeira ainda não esteja totalmente finalizada, uma vez que faltam ainda contabilizar alguns cineclubes, auditórios municipais e cinemas independentes, este número apresenta um sucesso de tal ordem, que ultrapassou todas as previsões do evento, com muitas sessões esgotadas por todo o país.

Rankings

Desde o início do ano até dia 6 de maio, o filme mais visto, segundo dados do Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA), foi “Velocidade Furiosa 7”, seguido por “As Cinquenta Sombras de Grey” e “Cinderela”.

No mesmo período temporal, “Capitão Falcão”, do realizador João Leitão, foi o filme português mais visto, depois de estrear a 23 de abril.

Todos estes dados podem ser consultados no site do ICA.

NOS Lusomundo

Para ter uma noção mais ampla do impacto da iniciativa, o JPN falou com a operadora líder em exibição e distribuição cinematográfica no país. Neste contexto, fonte da direção de comunicação corporativa da NOS congratula este tipo de eventos que dinamizam o Cinema em Portugal: “A Festa do Cinema, em particular, foi um sucesso, com a adesão de mais de 200 mil espectadores, pelo que estamos naturalmente muitos satisfeitos por nos termos associado a esta iniciativa e continuaremos atentos a oportunidades que facilitem o acesso dos portugueses às melhores atividades de entretenimento”.

Além disso, o JPN tentou perceber quais os fatores que podem estar na origem de, à parte destas ocasiões, existir uma fraca adesão dos portugueses às salas de cinema.

Nuno Sousa garante o planeamento de futuras edições e não descarta a possibilidade de a segunda edição do Festival se realizar, ainda, neste ano.

A Festa do Cinema é já considerado o maior evento promocional cinematográfico alguma vez ocorrido em Portugal.