O pelouro da cultura da Câmara Municipal do Porto organizou uma residência artística de quatro meses no bairro do Cerco, no âmbito do projeto “Cultura em expansão!”. Aí nasceu “OUPA!”, um “projeto musical inovador”, “com virtude e amor à arte”, que une jovens da zona em torno de uma paixão comum: a música.

Não fosse este um “projeto bem montado”, contou com a colaboração da rapper Capicua, o videasta Vasco Mendes e o músico André Tentúgal, liderados pela psicóloga Gisela Borges, mentora do projeto, que ajudaram a preparar um espetáculo que, este domingo, esgotou o Rivoli. “Cercados” era o nome do documentário que lhe dava mote, onde os jovens artistas puseram a nú o processo artístico e as suas vivências no bairro.

No fim, o hip hop, que não podia faltar. Machismo, estigma, racismo e outros assuntos sensíveis foram abordados em rimas que agora vão subir ao palco do Marés Vivas. Uma surpresa para o grupo, anunciado no fim do concerto no Rivoli, por Capicua, com muita emoção à mistura. A estreia no festival acontece a 16 de julho, no palco Santa Casa.