É a terceira vez que uma curta-metragem portuguesa arrecada o Grande Prémio Curtas Vila do Conde, para o qual concorrem filmes de todas as nacionalidades.

“Mined Soil” evoca os trabalhos de Amílcar Cabral enquanto estudante de agronomia em Portugal e, posteriormente, o envolvimento na luta pela independência da Guiné, seu país de origem.

Numa indefinição entre o cinema e a videoarte, o cenário – uma cadeira, uma mesa e vários livros, filmados sempre num plano fixo lateral – tem como pano de fundo o próprio filme que é projetado na parede e sob os objetos acima mencionados, questionando noções de dimensionalidade.

Conjuntamente, a realizadora mostra a realidade de uma exploração de uma mina no Alentejo, levada a cabo por uma empresa canadiana, fazendo coexistir os dois momentos históricos – passado e presente.

“Maria do Mar”, de João Rosas, que venceu o prémio de melhor curta-metragem na secção nacional, conta a história de Nicolau, um rapaz de 14 anos, durante uma passagem de férias pelo campo na companhia do irmão mais velho e dos amigos deste.

Já Margarida Lucas, estreante no festival, ganhou o prémio para melhor realização, com o filme “Rampa”, também sobre uma adolescente que, causa do divórcio dos pais, é despejada de casa e muda-se, com a família, para um bairro social.

A animação “Amélia e Duarte”, de Alice Eça Guimarães e Mónica Santos, arrecadou dois prémios: Canal Plus e o prémio do público, ambos respeitantes ao concurso nacional.

O júri – comum às secções internacional e nacional – era composto por Alexandra Zawia, Grégory Bernard, Lois Patiño, Paolo Manera e o escritor Pedro Mexia, figuras ligadas ao cinema de forma tão distinta como realização, produção ou crítica.

A entrega dos prémios aconteceu durante a tarde deste domingo, dia 12, numa cerimónia que contou com a exibição da curta-metragem “Romance de Vila do Conde”, de Manoel de Oliveira. A 23.ª edição do Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema encerrou, já de noite, com casa cheia para ver e ouvir “O Sonho do Estivador”, projeto proposto pelo Curtas C.R.L., que junta a música dos Lambchop e um filme de Bill Morrison, realizado a partir de imagens de arquivo da Cinemateca Portuguesa referentes ao período mudo do cinema nacional.