Não há gelo, nem patins. Apenas uma bola e um stick. As balizas são maiores do que as do hóquei em patins e os guarda-redes, tal como o resto dos dez jogadores da equipa jogam de pé. O JPN esteve à conversa com a equipa da Associação Desportiva de Lousada (ADL), pentacampeões de hóquei em campo e detentores ainda de dois títulos europeus na modalidade que é diferente de tudo o resto.

“Aqui em Portugal é muito complicado, porque não há apoios. Cada jogador tem praticamente que pagar do seu bolso para poder jogar, comprar o seu material. É um mundo à parte, nós vivemos num mundo à parte. Somos malucos, porque gostamos disto e andamos nisto e perdemos imenso tempo nisto”, afirma ao JPN o treinador-jogador da equipa de hóquei em campo da ADL, Bruno Santos.

Este ano, e pela primeira vez na história, duas equipas portuguesas vão organizar duas provas de hóquei em campo. A Associação Desportiva de Lousada e o Clube de Futebol União de Lamas Hóquei recebem, entre os dias 22 e 25 de maio, os europeus Challenge II e Challenge IV, respetivamente.

“São realidades completamente distintas. O hóquei é a segunda modalidade mais praticada na Holanda, a seguir ao futebol. É a terceira ou quarta modalidade mais praticada do mundo, também devido ao Paquistão e à Índia, que são países enormes”, acrescenta Bruno Santos, que não tem dúvidas em nomear a Austrália, a Alemanha e a Holanda como os as seleções mais fortes a nível mundial.