A Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) inaugurou uma horta comunitária num dos seus espaços exteriores, com cerca de 600 metros quadrados.

O projeto de coesão social, que envolveu a Câmara Municipal do Porto na planificação e conceção, tem 400 metros quadrados dedicados a nove lotes destinados à plantação de hortícolas variadas (tomates, abóboras, courgettes, alfaces…). O restante espaço é preenchido com uma área de plantas aromáticas e um espaço de lazer.

Atualmente, o projeto conta com o envolvimento da comunidade da FPCEUP, entre docentes, técnicos e estudantes, mas pretende-se, futuramente, envolver estruturas da freguesia de Paranhos, como instituições da terceira idade e escolas. O objetivo é “reativar a memória agrícola da região, desenvolver a consciência ecológica e fomentar as relações intergeracionais”, explicam, em comunicado.

A inauguração da horta, que aconteceu a 17 de julho, contou com a participação de José Alberto Correia, diretor da FPCEUP; Filipe Araújo, vereador da Inovação e Ambiente da Câmara do Porto; e Pedro Medeiros, responsável pela colaboração da Câmara com a horta comunitária.