O programa Retomar quer dar a possibilidade a alunos que tenham abandonado os estudos de voltarem às universidades e politécnicos e – como o próprio nome indica – retomarem o processo.

Inicialmente, as candidaturas terminavam esta sexta-feira, 31 de julho, mas no mesmo dia, o Governo anunciou a sua extensão. Assim sendo, quem estiver interessado, ainda se pode candidatar a voltar até 10 de outubro.

O objetivo é dar mais tempo às universidade e politécnicos de cativarem mais alunos a voltar, já que até esta sexta-feira tinham sido submetidos cerca de 500 pedidos. Entretanto, as instituições de ensino foram ainda convidadas a reforçar a divulgação deste programa de combate ao abandono e a fazê-lo de forma mais “pessoal”, entrando diretamente em contacto com os alunos que tenham abandonado os cursos, por exemplo.

O secretário de Estado do Ensino Superior, José Ferreira Gomes, anunciou ainda que 10 de outubro passará a ser, definitivamente, a data limite para as inscrições neste programa nos próximos anos.

O programa Retomar foi lançado pelo Ministério da Educação e Ciência e pelo Ministério do Emprego e Segurança Social como uma forma de cativar estudantes que tenham deixado o ensino superior a regressar. Os estudantes que cumpram os requisitos definidos no regulamento deste apoio recebem uma bolsa anual de 1200 euros.