Com o objetivo de “disponibilizar um conteúdo com potencial turístico e de animação para uma zona acima da Igreja dos Clérigos, alargando, assim, o eixo “Ribeira-Clérigos”, aliviando, simultaneamente, a pressão criada pelo turismo na zona da Ribeira, já muito sobrecarregada”, a Câmara do Porto (CMP) vai substituir a feira de artesanato que, até agora, tem funcionado naquela localidade, por uma nova, na Praça Parada Leitão e traseiras da Reitoria da Universidade do Porto.

É desta forma que a autarquia justifica, em comunicado, a mais recente estratégia para a área dos mercados urbanos da cidade. A nova feira vai ser inaugurada a 5 de setembro e tem funcionamento previsto para todos os sábados, das 10h às 18h , no horário de inverno, e das 09h às 20h, no horário de verão.

Segundo a CMP, esta feira “é uma das primeiras dez a receberem o “selo” de qualidade promovido pela Porto Lazer, em articulação com o Pelouro de Fiscalização e Polícia Municipal, com a designação ‘Mercados Urbanos do Porto'”.