O paintball é um desporto de combate que, normalmente, é jogado em equipa, apesar de ser possível jogar de forma individual (um contra um). Por norma, o objetivo passa por disparar balas de tinta contra os adversários, utilizando uma arma denominada de marcador (que apenas pinta o adversário), enquanto se avança no terreno para capturar um objeto e trazê-lo de volta para a base.

Em Portugal é impossível viver deste desporto, apesar de existirem campeonatos e torneios, tanto nacionais como internacionais. O JPN teve a oportunidade de assistir a um dia de partidas e de falar com uma equipa portuense: os Empire Goblins, apoiada pela Emboscada Paintball e Empire Paintball. O terreno utilizado para os combates foi um campo repleto de insufláveis, que serviam de obstáculos.

Nesse dia, o paintball foi jogado de forma competitiva, distanciando-se do amadorismo que, por vezes, é associado a este desporto. Apesar de estar em crescimento, existe muito a ideia de se tratar de uma atividade de “festas de anos”, mas tem uma dimensão muito maior por detrás do imaginado. Com diversas equipas presentes e com mais de uma mão cheia de árbitros em campo, as formações foram competindo, segundo um conjunto de regras próprias deste desporto.

[soundslides width=”520″ height=”480″ id=”277752″]