A 14 de setembro, está de volta o Clube dos Pensadores. Como sempre, é o Hotel Holiday Inn, em Vila Nova de Gaia, que recebe mais um debate, pelas 21h30. Desta vez, o orador é bem conhecido da praça: Alberto João Jardim já marcou presença num evento do clube em 2009 mas está de volta para a rentrée.

Da primeira vez, escolheu falar sobre a “Refundação da República”. Desta vez, as presidenciais serão um assunto incontornável, uma vez que é, a par de Marcelo Rebelo de Sousa e Rui Rio, um possível candidato.

Atualmente, e citando Joaquim Jorge, responsável pelo Clube, “tem quase tudo pronto para oficializar a sua candidatura”: “apesar de ainda estar à procura de financiamento, já tem programa (“A Tomada da Bastilha”) e mais de duas mil assinaturas” recolhidas. A lei obriga a 7500, mas Alberto João Jardim tem como meta as dez mil, de modo a evitar irregularidades na validação pelo Tribunal Constitucional.

Esta será, portanto, “uma oportunidade para Alberto João Jardim  tomar a palavra e divulgar as suas ideias”. No entanto, não será o único. “O CdP vai continuar a ouvir possíveis candidatos às eleições presidenciais, que se realizam em janeiro de 2016 . Em junho, já teve oportunidade de ter presente Sampaio da Nóvoa, próximo do PS”.