É esta quinta-feira, 17 de setembro, que o Salão Nobre da Reitoria da Universidade do Porto vai receber algumas das principais personalidades da vida política, social, académica e dos média.

A razão? A conferência de apresentação do estudo “Modelos de Negócio e Comunicação Social -– Telcos, Legacy Media, Novos Media e Start-upsjornalísticas em Navegação Digital”, levado a cabo pela Entidade Reguladora da Comunicação Social (ERC) e o Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES – IUL).

O evento acontece entre as 9h30 e as 18h e da lista de oradores fazem parte o presidente da ERC, Carlos Magno; os economistas Rui Rio e Vítor Bento; o sociólogo Augusto Santos Silva; o presidente do Conselho de Administração da RTP, Gonçalo Reis; o presidente Executivo da Impresa, Pedro Norton; o CEO da Vodafone Portugal, Mário Vaz; os jornalistas José Alberto Carvalho e João Fernando Ramos e os diretores do Jornal de Notícias, Jornal de Negócios e Sport TV.

O estudo, que se baseia numa análise prospetiva sobre o desenvolvimento do setor da comunicação social para os próximos cinco anos (2015-2020), explora modelos de negócio e práticas de monetização da comunicação social a nível mundial e propõe uma matriz de posicionamento estratégico capaz de sustentar futuras opções de negócio na comunicação social em Portugal e em outras geografias.

Parte deste é baseada no resultado de um conjunto de entrevistas a personalidades-chave da indústria dos média, das telecomunicações e da comunicação social, de forma a reunir as suas visões e perspetivas relativamente à evolução do setor no atual contexto de crise e de transformações económicas, tecnológicas e sociais.

O objetivo é que este estudo possa, por fim, contribuir para ajudar as empresas de comunicação social e os seus profissionais a desempenhar as suas funções sociais e económicas de forma integrada e com maior estabilidade, favorecendo o pluralismo, a qualidade, o rigor e a independência dos projetos e, por essa via, prestem um melhor serviço aos cidadãos e à democracia.

A entrada é gratuita mas sujeita a inscrição prévia, através do email [email protected] ou do telefone 210 107 000. A lotação é ainda limitada à capacidade da sala.