A Universidade do Porto ocupa a 308.ª posição entre as melhores universidades do mundo, no “QS World University Rankings” 2015/2016. No entanto, para além disso, volta a conquistar o primeiro lugar nacional, já que é a instituição portuguesa melhor colocada na lista.

O “QS World University Rankings”, que já conta com 12 edições, é elaborado pela empresa multinacional Quacquarelli Symonds e é um dos mais prestigiados rankings de instituições de ensino superior. Tem como base a análise de mais de três mil universidades de todo o mundo e baseia-se em indicadores como a qualidade de ensino, a reputação académica, a produção científica, a reputação entre empregadores ou a proporção de estudantes internacionais.

Desde 2012 que a Universidade do Porto já subiu mais de 100 lugares na tabela das melhores universidades do mundo.

Globalmente, e à semelhança da edição anterior, o ranking é liderado pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT). Seguem-se as universidades de Harvard (EUA) e de Cambridge (Reino Unido). Já a nível nacional, Portugal está ainda representado pela Universidade Nova de Lisboa (351.ª), a Universidade de Coimbra (367.ª), a Universidade de Lisboa (481-490) e a Universidade Católica (651-700).