A Porto City Race vai colocar a cidade numa correria desenfreada já a partir desta sexta-feira e até domingo. O evento de orientação pedestre urbano é organizado em conjunto entre o Grupo Desportivo de 4 Caminhos e a Federação Portuguesa de Orientação, contando ainda com a parceria da Câmara do Porto através da Porto Lazer e o apoio da Universidade do Porto.

Representa a sexta e última etapa do Portugal City Race, que se estreou em 2015 e que já passou por Braga, Vila do Conde, Barcelos, Penafiel e Viseu. Além disso, também se insere no âmbito do City Race Euro Tour, o concurso a nível europeu.

Inscrições para todos

Apesar de contar para provas tanto nacionais como internacionais, o evento está aberto a todos os interessados e não só atletas federados.

Este evento irá estender-se sobre três dias, cada um correspondendo a uma etapa e com classificações independentes entre si. Assim, caso esteja interessado em participar em apenas uma das provas, poderá fazê-lo.

As inscrições deverão ser feitas por e-mail para [email protected]

A primeira etapa, noturna, inicia-se às 20h no Jardim do Passeio Alegre e tem como intuito promover a Foz velha pela noite, de forma a encantar os participantes pela beleza natural da zona, pelas suas luzes e ruelas.

A segunda etapa, no dia seguinte, arranca às 10h do Complexo Desportivo de Monte Aventino e estende-se pelo Parque de São Roque, naquela que consistirá numa prova de Sprint. À mesma hora tem início a última prova da Taça de Portugal de Orientação adaptada, destinada a pessoas com deficiência intelectual.

No entanto, é no domingo 27 que acontecee a prova rainha do evento, que tem como ponto de partida o Parque da Pasteleira e que contará para o ranking do Portugal City Race. Para celebrar a ocasião será inaugurado um novo mapa pela área, mais variado em relação ao anterior, onde os participantes vão passar a manhã “percorrendo parques, zonas residenciais e bairros sociais, levando o desporto a locais não muito habituais”, segundo a organização.

Os custos associados à inscrição são de 2,50 euros para pessoas menores de 20 anos, 5 euros para pessoas maiores de 20 anos e 1,50 euros para escolas. Estes custos são referentes a cada prova individual e não à totalidade do fim de semana.