Será neste último fim de semana de Setembro, sábado (26) e domingo (27), que bombeiros de todo o lado irão juntar-se, na Ribeira do Porto, para concorrerem no “Bombeiro de Ferro/TFA“. A iniciativa pretende, para além de demonstrar as capacidades físicas dos homens e mulheres que irão competir, mostrar também ao público algumas das atividades com que se deparam esses profissionais no seu dia-a-dia, sendo o uso de material e equipamento homologados um dos requisitos. O evento é organizado pela Federação dos Bombeiros do Distrito do Porto e conta ainda com o apoio da Porto Lazer.

Nas provas individuais, a acontecerem no sábado, os participantes são divididos por seis escalões de idades, sendo que as mulheres também têm competição com a mesma divisão. Nesse dia são as provas por equipas, que podem fazer os participantes alcançarem os lugares de acesso ao “European Toughest Firefighter Alive (TFA)”, a ser realizado em Turon, na Polónia.

As provas, tanto a individual como aquela por equipas, estão divididas em quatro etapas diferentes. A primeira é a corrida de mangueiras, onde os bombeiros experientes terão que puxar duas mangueiras de 60 metros e depois enrolá-las. A segunda consiste num percurso de obstáculos que tem ainda uma componente de salvamento, pelo transporte de um manequim de 80 quilos. A etapa seguinte tem como objetivo a “Torre”, onde terão que transportar cargas e tentar elevar-se. Por fim, a última prova será uma corrida pelos 136 degraus do Elevador da Lada.