Entre os dias 5 a 9 de Outubro, a Praça D. João I será ocupada por mais uma iniciativa da Federação Académica do Porto (FAP). De facto, é aí que, durante os dias da semana, estarão disponíveis atividades correspondentes à oitava edição da Semana da Saúde.

A ideia do projeto, de acordo com o presidente da FAP, é “sobretudo colocar a capacidade dos estudantes da Academia ao serviço da população”. O propósito, explica Daniel Freitas, é angariar estudantes e associações de estudantes das áreas da saúde e “conseguir fazer uma iniciativa que, ali implementada no centro da cidade, possa ajudar a servir a população”. Com isto, esclarece que o intuito é “desta forma, os estudantes retribuírem à cidade aquele bom acolhimento que a cidade lhes deu quando eles vieram estudar para o Porto”.“A adesão dos estudantes é interessante, agora queremos de facto saber se a população vai aderir a esta iniciativa”, acrescenta Daniel Freitas.

A contar como oitava edição, o Presidente do órgão afirma que iniciativa “já é uma tradição para a FAP” e que “desde que as associações de estudantes estejam sempre disponíveis para contribuir com essa atividade”, será para continuar. Depois de ter ocupado lugares como o espaço junto ao metro da Trindade ou junto à Reitoria da Universidade, calha desta vez à Praça D. João I, em frente ao Teatro Rivoli, ser o palco para a iniciativa.

Durante os cinco dias do evento, será possível efetuar permanentemente rastreios de glicemia, nutricionais e de tensão arterial.

Além disso, cada dia possui uma atividade específica, alternando entre rastreio especializado e workshops. Esta terça-feira, entre as 14h e as 16h, é possível assistir a um workshop sobre nutrição, que se irá repetir na tarde de quinta. Antes disso, durante a manhã de quarta-feira, a atividade específica é um rastreio do VIH, que estará disponível para quem quiser passar pelas instalações entre as 10h e as 14h. Outro rastreio, a acontecer no mesmo intervalo de tempo, mas  desta vez na manhã de sexta-feira, terá lugar no âmbito de rastreios de cancro da pele. Para finalizar o evento,  entre as 14h e 16h de sexta será ocupado por um último workshop, desta vez sobre Terapia Ocupacional.

O horário de funcionamento das instalações será entre as 10h e as 16h. Os workshops e outras atividades estarão disponíveis de forma gratuita e abertas ao público geral.