Mais uma edição do Festival Internacional de Tunas Universitárias (FITU) decorre no próximo sábado, 10 de outubro, no já habitual Coliseu do Porto. Contando como sendo a 29ª edição, o festival de tunas mais antigo de Portugal conta com cinco tunas diferentes a concurso: a Estudantina Universitária de Lisboa, a Hinoportuna – Tuna Académica do Instituto Superior Técnico de Viana do Castelo, a Tuna Académica da Universidade Lusíada do Porto, a Tuna de Engenharia do Universidade do Porto  e a Tuna de Derecho de la Universidad Complutense de Madrid

Horários e Bilhetes

O XXIX FITU tem início marcado paras 20h30. A aquisição de bilhetes pode ser efetuada na sede do Órfeão, na Bilheteira do Coliseu ou por Internet, através da Ticketline e outras lojas aderentes. O custo dos bilhetes varia entre os quatro e os oito euros.

No leque de novidades, encontram-se em destaque as presenças estreantes dos grupo vindos de Viana do Castelo e de Lisboa. Além disso, também se destaca a presença do grupo cultural madrileno, que tinha recebido os organizadores deste evento, o Órfeão Universitário do Porto, aquando da sua Digressão de Verão pela capital espanhola.

O evento terá como anfitriões a Tuna Universitária do Porto e a Tuna Feminina do Órfeão Universitário do Porto que, apesar de não estarem em concurso, terão como responsabilidades a abertura e o fecho das festividades. Durante o evento, para além das atuações das tunas em concurso, o público poderá também assistir à apresentação humorística dos Jograis do Órfeão Universitário do Porto.

Mas as pessoas não precisam de esperar até sábado para fazerem a festa. Na sexta 9 de outubro e com início programado por volta das 21h30, terá lugar a tradicional Serenata e Convívio de Tunas, que conta com a presença de todas as tunas que entram em concurso. Uma vez mais, o serão de aquecimento tem lugar no conhecido espaço portuense Adega Leonor.