Preparar melhor os jovens que estão à procura de emprego – ou que possam estar para breve – é o objetivo do “Club Faz-te ao Mercado”, uma iniciativa desenvolvida pelo programa Faz-Te Forward. Porque a entrada no mundo do trabalho nem sempre é fácil, o programa pretende explorar, durante cinco dias, as cinco softs skills mais valorizadas pelos empregadores.

Para esclarecer as dúvidas do que realmente é necessário para fazer a diferença em processos de recrutamento, a iniciativa oferece workshops, dinâmicas e desafios de grupo para que os jovens possam experimentar, testar e melhorar a sua prestação neste tema. O espaço escolhido para acolher esta iniciativa é a Cidade das Profissões e, como se pode ler no site, os jovens serão desafiados a “ganhar ferramentas de marketing pessoal, transformar os seus instrumentos de procura de emprego, receber feedback de responsáveis de Recursos Humanos e partilhar experiências”.

O programa “Faz-te Foward”, promovido pela TESE-Associação para o Desenvolvimento, foi lançado em 2011 e tem como objetivo formar “uma nova geração de jovens talentosos com poder para atuarem como agentes de mudança nas suas vidas e nas suas comunidades”.

No Porto, o “Club Faz-te ao Mercado” chega dia 19 de outubro e terá a duração de cinco dias, mas as inscrições já estão abertas e o prazo é o dia 11 de outubro. Ainda que a participação não disponha de qualquer valor, as vagas são limitadas e a participação durante os cinco dias do programa é obrigatória.

Para poder participar, os jovens têm de preencher alguns requisitos: ter entre 18 e 25 anos, residir num dos concelhos da Área Metropolitana do Porto, ter concluído ou concluir este ano letivo um curso profissional ou superior e estar à procura de emprego ou começar a preparar essa aventura. Para fazer a inscrição, basta submeter a candidatura online.