Cerca de 50 jovens, representantes de mais de 13 nacionalidades, estarão presentes na cidade do Porto para discutirem a atualidade, o estado da profissão, e trocarem impressões e experiências entre si, num processo de aculturação que é comum ao Fórum Europeu de Estudantes de Jornalismo (FEJS).

Esta edição realiza-se no Pólo de Indústrias Criativas (PINC) da UPTEC e o tema não será dos mais leves: Refugiados na Europa. Para além do habitual calendário, conta com a realização de três palestras, dadas por profissionais de várias áreas: Cláudia Pedrosa, do Conselho Português de Refugiados (CPR), com o tema “International Protection in Portugal: The role of the Portugueses Refugee Council”; o professor Jorge Marinho da Universidade do Porto que irá falar sobre “Europe’s Refugee Crisis (2015): Media, Persuasion and Semiotics”; e, por fim, a jornalista Vanessa Rodrigues, cuja conferência tem o nome “Among Refugees, this life by a thread”.

O FEJS é uma organização sem fins lucrativos criada em 1985, dedicada à partilha de informação entre estudantes das áreas de comunicação e jornalismo, jovens profissionais e interessados no campo. Tem como objetivos a fomentação da interação e do networking, além de representar uma promoção da multiculturalidade. Foi, aliás, depois de encontros de representantes portuenses nas últimas edições na Alemanha (2014) e na Grécia (2015) que surgiu a possibilidade de trazer de novo uma Assembleia Geral à cidade do Porto, depois da edição de 1987. Em Portugal, o FEJS teve representações numa Assembleia Geral em Braga, em 1997, e um Lab em Montesinho, em 2003.

A decorrer até ao dia 12 de outubro, o evento tem sessão de abertura marcada para esta quinta-feira. O evento conta na sua comissão de organização com alunos da licenciatura em Ciências da Comunicação da Universidade do Porto.