A próxima sessão do Clube dos Pensadores terá lugar no sítio do costume, o Hotel Holiday Inn, em Gaia. Convidado por Joaquim Jorge, fundador do Clube, será o candidato presidencial independente Henrique Neto quem estará à conversa no conceituado hotel pelas 21h30 do próximo dia 12 de outubro.

Neto, que já tinha sido convidado pelo clube, falou na altura sobre possíveis reformas do sistema político e as últimas eleições europeias. Desta vez, regressa na qualidade de candidato à Presidência da República e os assuntos que irá debater serão variados. Sendo ex-deputado pelo Partido Socialista – embora independente é essa a sua orientação ideológica – e tendo em consideração o clima político atual, o candidato e Joaquim Jorge falarão, “como é evidente”, das últimas eleições legislativas.“É um bom momento para fazer uma espécie de rescaldo no Clube dos Pensadores, com Henrique Neto sobre as eleições. Já toda a gente falou e mais alguma, nós também temos direito de ter esse debate”, disse Joaquim Jorge ao JPN.

Candidatos à Presidência

De facto, Henrique Neto não é o primeiro candidato à Presidência que já foi convidado ao Clube dos Pensadores, depois de já ter aparecido pelo Holiday Inn Sampaio da Nóvoa e o “hipotético candidato” Alberto João Jardim nos passados meses de Junho e Setembro, respetivamente. Está nos planos tentar trazer outros nomes sonantes do futuro próximo da política portuguesa para as próximas sessões: “vou tentar ouvir a maioria dos candidatos”, embora admita algumas dificuldades, “já me fizeram queixa que não ouço este ou aquele mas são tantos. Vamos ver se tenho agenda pra todos”. Esses convidados poderão incluir nomeadamente Maria de Belém, e também quem virá eventualmente a ser anunciado como o candidato presidencial pela coligação PSD/CDS-PP.

Além disso, o fundador do Clube pretende que o seu convidado aborde uma variedade de outros temas, como o sistema político e o sistema eleitoral.

“O que faz o Clube é Pedagogia Cívica”

O Clube dos Pensadores tem uma séria história de fomentar pensamento crítico no Norte do país, especialmente na área do Porto. “Estou sempre no Norte a fazer isto e tenho sempre gente que não é do Norte, e é uma coisa que me chateia neste momento”, explica Joaquim Jorge.

Henrique Neto será, na realidade, o 98.º debate organizado pelo Clube dos Pensadores, que está então a “passos largos” não só do 100.º debate mas também do 10.º aniversário do projeto, a chegar em março do próximo ano. Apesar de estar perto, o fundador é cauteloso. “Vamos ver”, diz o próprio, explicando que “são muitos debates com gente de todos os quadrantes políticos e às vezes também vêm pessoas de fora da política”. Quando questionado sobre quem gostaria de conseguir trazer ao Clube, o mesmo responde quase de imediato.“Eu gostava de ter o Pinto da Costa, eu convidei-o mas pede-me sempre para adiar… Outro que também gostava era Rui Moreira. Não posso obrigar as pessoas a vir, mas pronto”, desabafa o fundador do Clube.

Na realidade, para Joaquim Jorge, a política é assunto importante, embora a sua visão seja diferente da maioria das outras pessoas.“Isto de direita e de esquerda para mim não existe: atualmente a política é o momento. É o momento que se vive” remata. É nesta perspetiva que se insere a natureza do seu projeto. “O que faz o Clube é pedagogia cívica, para abrir o sistema político e a alteração das leis eleitorais e não só”, define Joaquim.